Lavando carro: 5 dicas importantes para lavar seu carro

  • 0

Lavando carro: 5 dicas importantes para lavar seu carro

limpeza-de-carro

Já parou para pensar que você pode estar lavando seu carro de forma errada? Ou até mesmo lavando carro de forma ineficiente? Separamos cinco dicas importantes para você lavar seu carro otimizando seu tempo, gerando economia de água e, principalmente, deixando seu carro totalmente higienizado e saudável.

Antes de começarmos, é muito importante frisarmos que a limpeza de carros não é uma necessidade apenas estética, mas extremamente importante para deixar o motorista e seus passageiros saudáveis. Um carro pode reter sujeira em vários locais, e é importante realizar a limpeza do carro visando, além da lavagem externa do carro, a limpeza do porta-malas e carpete, limpeza do teto e portas, além da higienização e impermeabilização dos bancos (tecido ou couro).

Dica 1: Por onde começar lavando o carro

 

Pode parecer um detalhe inocente, mas inúmeras pessoas cometem um erro básico ao lavar carros. Desde pessoas apaixonadas por seus carros que decidem lavar seu carro por conta própria, até empresas e profissionais de limpeza de carros.

 

Comece sempre lavando o carro pelo seu interior. Muitas pessoas começam lavando o carro pela parte exterior de forma instintiva, ou acreditando que poupará tempo. Ao começar pela parte exterior, seu carro fica exposto à sujeira externa enquanto você faz a limpeza interna do carro. Nada é mais frustrante do que terminar a limpeza do carro e perceber que o exterior ficou com uma mancha do seu pé enquanto realizava a limpeza do banco do carro.

Além disso, corre o risco da cera para carros secar junto com a sujeira, causando mais retrabalho e desperdício de material.

Portanto, lembre-se, comece a lavagem do carro pelo interior.

 

Dica 2: Lavando o carro com materiais adequados

 

Um pano, um balde de água e sabão, certo? Errado.

Para lavar seu carro de forma correta e sem causar prejuízos, utilizar materiais de limpeza adequados é extremamente importante. Produtos e materiais incorretos podem danificar o estofado dos bancos do seu carro, arranhar vidros e até mesmo danificar a parte exterior. Além de danos no carro, materiais inadequados podem causar danos a sua saúde, como reações alérgicas. Utilizar luvas quando estiver lavando carro é sempre uma recomendação inteligente.

 

Dica 3: Lavando carro por etapas

 

Pensar em etapas enquanto estiver lavando o carro faz com que você crie um método e, a partir dele, otimize seu tempo enquanto não esquece de limpar nenhum lugar.

Minhas etapas quando estou lavando carro são as seguintes: nível inferior, nível médio, nível superior e porta-malas.

 

Lavando carro – Carpetes, piso e porta-luva

O nível inferior é toda a área inferior interna do carro, onde os pés ficam. Comece retirando os tapetes e lave-os primeiro (assim, eles secam enquanto você realiza toda a limpeza externa). Após, com um aspirador de pó, realize a retirada da sujeira superficial, não esqueça embaixo dos bancos do carro e da parte traseira onde ficam os passageiros. Se necessário, retire o extintor de incêndio no banco do motorista para ganhar mais espaço e fazer a remoção da sujeira de forma mais efetiva.

 

Lavando carro – Bancos, volante, painel

O nível médio é onde se encontram os bancos do carro, encosto de cabeça, volante, painel e parte interna do para-brisa. Da mesma forma, utilize o aspirador de pó, principalmente nas dobras dos bancos onde a sujeira tende a acumular. Utilize um pano úmido com alguma fragrância de sua preferência para limpar o painel. Para uma limpeza mais profunda, você pode utilizar o serviço profissional de limpeza e impermeabilização dos bancos da Dr. Lava Tudo. A limpeza de carros promovida pela Dr. Lava Tudo utiliza materiais próprios para tecidos e couros, extraindo a sujeira profunda dos bancos, removendo manchas e tornando seu carro um ambiente saudável e seguro para você, sua família e amigos.

Importante: não passe produtos oleosos no volante, pois ele pode permanecer escorregadio por um período e causar potenciais acidentes. Lembre-se, segurança em primeiro lugar.

 

Lavando carro – Teto e portas

O nível superior é o teto do carro e portas, onde muitas pessoas acabam ignorando ou não realizando a limpeza adequada destas áreas. Por isso, elas são partes que tendem a acumular o que chamamos de “sujeira invisível”, pois ninguém acredita que o teto ou as portas acumule muita sujeira, mas acredite, ela está lá e muito próxima de nossas vias respiratórias.

A limpeza de teto e portas da Dr. Lava Tudo também contempla a limpeza do teto do carro, eliminando toda a sujeira invisível que ali se encontra. Com profissionais bem treinados e equipamentos de ultima tecnologia, a Dr. Lava Tudo retira toda a sujeira do teto do seu carro de forma eficiente e rápida. Aqui você conhece os principais benefícios da limpeza de tetos e portas.

 

Lavando carro – Porta-malas

A limpeza do porta-malas é muito importante, lembre-se sempre de esvaziar seu porta-malas quando estiver lavando carro. A limpeza segue os mesmos métodos dos demais níveis, com aspiração de pó e escovação. É aconselhável a limpeza profunda do porta-malas de 60 em 60 dias, pois ele tende a acumular bastante sujeira e ácaro, uma vez que a função do porta-malas é de ser o “depósito” do carro. Para realizar a limpeza profunda do seu porta-malas, conte com a Dr. Lava Tudo. Saiba mais sobre os benefícios da limpeza de carpete e porta-malas de automóvel.

 

Dica 4: economize água lavando carro

 

Muitas pessoas não sabem como economizar água lavando o carro. Hoje já é possível utilizar cada vez menos água para realizar a limpeza de seu carro, principalmente a limpeza interna.

Os equipamentos de lavagem de carro da Dr. Lava tudo foram desenhados para economizar água, utilizando uma pequena parcela de água para extrair a sujeira mais profunda dos bancos, portas e tetos, gerando economia de água no processo de limpeza, secagem rápida e limpeza verdadeira.

Para a limpeza externa do carro, antes de jogar água no carro, passe um pano úmido para retirar “o grosso” da sujeira quando estiver lavando o carro. Assim, você economiza na quantidade necessária de água para lavá-lo.

Não exagere na quantidade de shampoo para carro. Sabemos como é difícil medir a quantidade de shampoo para carro a ser utilizado, mas lembre-se que ao utilizar o shampoo para carros em excesso, além de desperdiçar material, você também precisará de mais água para remover o produto. Opte pelos shampoos para carro que possuem medidores de acordo com o tamanho do carro e, na dúvida, utilize em menor quantidade e vá acrescentando aos poucos.

 

Dica 5: lavando carro com banco de couro

 

Carros com banco de couro requerem atenção especial e produtos especiais. A higienização do banco de couro, se feita de forma errada, pode causar manchas e até mesmo desgaste do couro, gerando prejuízo imediato.

Caso algum líquido caia nos bancos de couro, tente removê-los imediatamente. Caso não seja possível, e a sujeira tenha secado formando uma mancha, umedeça um pano com água morna e deixe no local por alguns segundos. Isto irá amolecer a sujeira seca e facilitará sua remoção. Porém, na maioria dos casos, a sujeira já está mais profunda. Nesses casos a limpeza com profissionais especializados é o mais indicado.

A Dr. Lava Tudo possui profissionais treinados, materiais e equipamentos especiais para higienizar bancos de couro e lidar com a remoção e limpeza profunda sem agredir o couro dos bancos do seu carro. Além disso, a Dr. Lava Tudo é especializada na impermeabilização de estofados, incluindo bancos de couro de carro.

É altamente recomendada a impermeabilização dos bancos de couro, uma vez que impede que líquidos adentrem os poros do tecido e formem novas manchas e sujeiras, tornando a limpeza dos bancos ainda mais duradoura, bem como a durabilidade dos bancos, gerando economia e bem-estar.

 

Porque hidratar seu banco de couro?

Outro aspecto fundamental a ser observado em carros com banco de couro é a hidratação do couro. Com o tempo, o couro dos bancos vai ficando desgastado devido às lavagens e o próprio movimento de expansão e contração que o tecido do couro realiza com o sentar e levantar do motorista e passageiros. Para tornar a vida útil do couro do banco do seu carro mais prolongada, é recomendada a hidratação dos bancos de couro de seis em seis meses, que renova as propriedades do couro.

Entenda tudo sobre hidratação de couro aqui.

 

Dica Bônus: Lavando carro na sombra

 

Muitas pessoas aproveitam o dia de sol para lavar o carro, mas esquecem que o sol também é um potencial inimigo, assim como a chuva. Ao lavar seu carro, leve-o para um local de sombra, protegido contra o sol. As altas temperaturas que o carro pode chegar podem fazer com que manchas apareçam quando em contato com a água e produtos de limpeza. E nós não queremos isso, não é mesmo?

Lembra da primeira dica? Começando a lavar o carro pelo interior, você também dá mais tempo para que a temperatura da parte externa do carro diminua, diminuindo também a possibilidade de manchas. Viu só como faz sentido começar a limpeza do seu carro, pela parte interior?

fonte: doutor lava tudo


Leave a Reply

BUSCAR NO SITE

Facebook

ONDE ESTAMOS