Saiba cuidar do seu veículo

  • 0

Saiba cuidar do seu veículo

Dicas para saber como proceder nas manutenções básicas

Junto com a falta de tempo, o principal motivo alegado pelos proprietários para serem negligentes com a manutenção do veículo é o stress causado no momento de levar o automóvel a oficina mecânica, seja autorizada ou não.

Nesse momento, sem ter um conhecimento do assunto, mesmo básico, de como funciona o automóvel, nem conhecendo o profissional ou a empresa que prestará o serviço, sobram dúvidas da manutenção que está sendo realizada.

Além disso, o receio de ser vítima da famosa “empurroterapia”, adquirindo peças e serviços desnecessários, confiando apenas no que diz o profissional da oficina tornam uma tarefa simples uma das mais penosas.

É nesse momento que uma manutenção simples se torna fonte de um rombo no orçamento.

Mas como realizar serviços simples como verificar nível do óleo, do líquido de arrefecimento do motor, fluido dos freios, fazer a calibragem e troca correta dos pneus, ou mesmo fazer revisões programadas de maneira tranquila?

Para dificultar a ação dos profissionais mal intencionados, e não se engane, que está do outro lado conhece “de longe” uma potencial vítima, listamos a seguir algumas dicas para ajudar os proprietários, dificultar a vida dos “espertinhos” e, principalmente, separar os bons dos maus profissionais.

Saiba sobre o que é falado e tenha o manual como o seu aliado

Conhecer o produto que você tem nas mãos é essencial, inclusive como realizar as manutenções. Assim, o manual do proprietário é grande aliado. É na conhecida “literatura de bordo” que está a pressão correta dos pneus, indicações do nível e das características do óleo utilizado pelo motor, qual o fluido de freio e líquido de arrefecimento devem ser utilizados no seu veículo.

Sabendo essas informações, o risco de ser enganado diminui.

Saiba como checar o nível do óleo, do fluido do freio e do líquido de arrefecimento e, se você não é um expert no assunto, procure realizar as manutenções como o descrito no manual do veículo.

Mostre segurança fazendo perguntas diretas

Saber perguntar é fundamental, mesmo que você não tenha conhecimento sobre o assunto. É dessa forma que diminuem as chances de pagar um valor além do necessário.

Perceba se o mecânico responde as perguntas de maneira objetiva, esteja atento às justificativas, exageros.

Enfim, quem tem muito a dizer, sem necessidade, que justifica demais, muitas vezes está tentando transformar uma mentira em verdade.

Posto de gasolina não é oficina

Muitos frentistas são orientados pelas empresas que trabalham a vender os produtos oferecidos no estabelecimento. Um das formas mais comuns é pedir para verificar o óleo do motor enquanto o veículo é abastecido. O ideal é olhar o nível desse lubrificante pela manhã, em um local plano ou, se necessário ao longo do dia, também em local plano e 10 minutos, no mínimo, após o motor ser desligado. Do contrário, o óleo sempre estará marcando para menos, então, o frentista completará o nível e o lubrificante irá vazar pela junta da tampa de válvulas causando um estrago e a necessidade de manutenção.

Dessa forma, siga sempre os prazos e a quilometragem recomendados no manual do proprietário.

Um detalhe, óleo escuro não significa que precisa ser substituído, trata-se de uma aparência normal, afinal o lubrificante está cumprindo o papel dele de lubrificar o motor. Além disso, não acredite em pessoas que tentam mostrar que a viscosidade do lubrificante está ruim encostando um dedo no outro com o óleo no meio, pois, essa é uma propriedade que só pode ser checada em laboratórios.

Não aceite aditivos para serem colocados no combustível que prometem milagres como aumento de desempenho junto com a redução do consumo de combustível e que são oferecidos em postos de combustível. O óleo do motor possui os aditivos necessários para o propulsor do veículo.

Para os pneus, siga a pressão recomendada pelo fabricante

Não coloque menos ou mais que o recomendado pela montadora do veículo e a pressão dos pneus deve ser checada com os compostos frios. Quando os pneus estão quentes o ar no interior deles se expande e a calibragem será menor do que o recomendado.

Assim o pneu poderá murchar após um tempo, o que acaba aumentando o consumo de combustível e refletir em problemas com a suspensão. Caso seja colocado mais ar do que o recomendado, o pneu será desgastado de forma irregular e a direção ficará leve demais.

Evite variar os locais para calibrar os pneus, pois, os calibradores possuem diferenças entre eles, portanto, sempre que possível, calibre os pneus uma vez por semana e sempre no mesmo local.

Além do manual do proprietário, as pressões recomendadas estão em adesivos colados na tampa do bocal de combustível ou na coluna B, onde está a trava da porta, do motorista.

Líquido do radiador

O líquido de arrefecimento é responsável por refrigerar o motor e está presente em um sistema hermeticamente fechado, ou seja, não tem por onde a água sair.

Portanto, se o líquido abaixou, é porque existe vazamento em algum local e deve ser consertado o quanto antes.

Além disso, o sistema trabalha em altas temperaturas e pressão, o que significa que abrir o reservatório com o motor quente pode resultar em graves queimaduras.

Para completar o nível do fluido, o faça com o motor frio, utilize a combinação de água e aditivo, recomendados pelo manual do fabricante do veículo.
Cuidado com frentistas em postos de gasolina que tentam vender aditivos sem necessidade. Na maioria das vezes o líquido é substituído e não completado.

O mesmo vale para o fluido de freio que muitas pessoas tentam “completar” sem necessidade. O fluido baixo pode indicar que está na hora de trocar as pastilhas, não completar o óleo.

O recomendável é trocar o fluido no prazo recomendado pelo manual do proprietário, geralmente dois anos, afinal o líquido de freio absorve muita umidade e as propriedades dele ficam comprometidas.

Desconfie do ajuste de cambagem quando for alinhar o carro?

Os cuidados devem se repetir com o alinhamento e balanceamento, principalmente, com relação à cambagem, inclinação lateral das rodas.

A maioria dos veículos possuem cambagem fixa, ou seja, esse item não é ajustável.

Portanto, se precisou de ajuste nesse item, pode ser sinal de um problema mais grave, como chassi desalinhado, eixo ou outro componente que está fora das especificações por causa de acidente ou batida muito forte na suspensão.

A importância de verificar o escapamento

Muitas oficinas, após conectarem um equipamento chamado scanner na central da injeção eletrônica do veículo, recomendam a troca de sensores, como a sonda lambda, sem verificar o escapamento do veículo.

Portanto, sempre peça para verificar se existem problemas em partes do escapamento como o catalisador, silencioso, abafador ou os canos do escapamento que podem estar furados.

É mais comum do que você imagina o combustível brasileiro estragar esse item dos veículos utilizados no Brasil.

Peça para ver as peças trocadas e nota fiscal detalhada do serviço realizado.

Fonte: Reclame Auto


Leave a Reply

BUSCAR NO SITE

Facebook

ONDE ESTAMOS