Saiba tudo antes de comprar o seu primeiro carro

  • 0

Saiba tudo antes de comprar o seu primeiro carro

Finalmente a tão esperada promoção na carreira chegou e você conseguiu guardar algumas economias para comprar o seu primeiro carro. Mas esse sonho perseguido por muitos deve ser cuidadosamente planejado para que você não seja atraído apenas por um belo design.

Segundo o consultor técnico da Potência, Robson Gazeta, na compra do primeiro carro, muitos consumidores questionam se é melhor investir em um modelo zero quilômetro ou seminovo. “O investimento para a compra de um carro é alto para a maioria das pessoas e consome parte considerável no orçamento pessoal, e não apenas com o valor da compra em si, mas também nos demais custos, como IPVA, manutenção, revisões, combustível, entre outros. Se por um lado, no modelo zero quilômetro você sai da loja com todas as garantias da fábrica, na compra de um veículo seminovo você pode pagar o mesmo preço e conseguir modelos mais equipamentos, com opções que deixariam um veículo zero muito caro. Porém, o mais importante é lembrar que, acima de tudo, o importante é a satisfação. Dê prioridade aos seus sentimentos com relação ao veículo, sem abrir mão de tomar alguns cuidados para não se arrepender”, orienta.

Antes de comprar seu primeiro carro, analise sempre a sua necessidade real. “Eu sempre penso mais pelo lado da família, pois conforto e segurança não têm preço”, orienta Robson Gazeta.

Escolha criteriosa

Segundo Robson um erro comum é comprar o primeiro carro apenas pelo design. “Sempre avalie o carro pelo seu estado de conservação e se vai ser adequado à sua necessidade. Procure levar um mecânico de confiança para analisar o motor, pois em alguns casos um pequeno ruído pode ser um problema enorme”, revela.

Também é importante avaliar o custo de manutenção e o valor do seguro. “No caso da compra de um carro usado, procure priorizar veículos com até 60 mil quilômetros rodados e evite carros que já tenham passado dos 100 mil quilômetros. Também não se esqueça de fazer uma cotação do seguro, pois alguns veículos no mercado têm um custo alto dependendo da região de circulação, condutor e utilização”, diz.

 

Economia de combustível

Em tempos de alta nas bombas, o consumo de combustível é mais um fator que deve ser avaliado com carinho no momento da compra. “Hoje temos que pensar bastante em economia. Se o proprietário não estiver preparado, passará aperto e vai gastar boa parte do seu orçamento em combustível”, explica Robson.

Mas há uma boa notícia: “Atualmente são poucos os carros que possuem gasto alto de combustível. Com a tecnologia, muitos veículos têm um ótimo índice de consumo, somente as caminhonetes e utilitários esportivos que gastam mais, muitas vezes devido ao seu peso e potência do motor. Contudo, para quem tem condição de manter um carro mais luxuoso e que consuma maior quantidade de combustível, essa questão é um dos poucos contras do veículo. Nada que supere o conforto, tecnologia, segurança e outros prós”, acrescenta.

De acordo com o consultor automotivo, a internet é uma grande aliada de quem na hora de pesquisar a compra de um carro. Outro cuidado importante é o test drive, ainda que sua opção seja por um modelo usado: “Qualquer carro deve passar por uma avaliação rigorosa antes de ir parar na sua garagem, seja ele zero quilômetro ou usado, por isso um test drive é muito importante. Com ele você tem a chance de perceber como o veiculo se comporta na rua e como é dirigi-lo no trânsito, tendo as condições de notar seus possíveis defeitos”, explica.

Fonte: R7


Leave a Reply

BUSCAR NO SITE

Facebook

ONDE ESTAMOS