Seu carro faz barulho? Veja como ajudar a descobrir a solução mair rápido

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Seu carro faz barulho? Veja como ajudar a descobrir a solução mair rápido

Difícil encontrar alguém que não tenha se irritado com barulho, mas, quer saber? Até os carros elétricos acabam sendo barulhentos. Afinal, o silêncio do motor deles deixa os ruídos mais nítidos ainda… Descobrir a origem dos barulhos no carro não é uma tarefa simples. Mas você pode ajudar a solucionar o problema mais rápido.

Um dos grandes méritos dos mecânicos experientes é a memória auditiva, aquilo que a inteligência artificial dos computadores anda fazendo com as imagens: os mecânicos vão “gravando” os ruídos e associando às peças defeituosas. Quanto mais especializado em determinada marca for o profissional, mais fácil fica o diagnóstico.

Só que o dono do carro também pode ajudar, e muito. Procure prestar atenção ao momento em que o barulho aparece e responda a estas perguntas:

1) O ruído surge com o carro parado ou em movimento? Se ocorre com ele parado e é contínuo, provavelmente ele terá origem dentro do motor ou nos assessórios agregados, como alternador, correias, esticadores, compressor do ar condicionado, ventoinhas, etc.
2) Se achar que o barulho vem da suspensão, procure identificar em qual situação ele ocorre:

 

  •  ao passar por lombadas e valetas?
  • ao esterçar o volante para algum dos lados?
  •  ao acelerar?
  •  ao frear?
  •  em baixa ou alta velocidade?

    Chegar ao mecânico com estas informações reduzirá o tempo que o carro ficará na oficina.

Bons profissionais sentem prazer em ser assertivos, são pacientes e se especializam. Alguns investem em equipamentos caros para não substituir peças desnecessariamente (assista no vídeo acima).

O comportamento que incomoda muito um bom profissional é quando o cliente, querendo economizar, chega na oficina com palpites que. na maioria das vezes, são interpretados mais como desconfiança do que conhecimento. Ajude seu mecânico, se disponibilizando a dar uma volta com ele.

Campeãs do barulho

Segundo o Grupo de Oficinas Especializadas de São Paulo (GOE), as peças campeãs de barulho são:

  •  bieletas
  •  coxins
  •  amortecedores
  •  batentes dos amortecedores
  •  escapamento
  • pneus
  • rolamentos de esticadores de correia
  •  rolamentos de roda
  •  pivôs
  •  buchas de bandejas
  •  buchas da barra estabilizadora
  •  trava do encosto do banco traseiro

Esta última é um problema muito comum nos SUVs, que cada vez mais lotam as ruas. Nesses carros, os encostos dos bancos são pesados e acabam gerando uma folga na trava. Quer saber se é isso mesmo? Verifique se o barulho desaparece quando alguém senta atrás. Quando a pessoa senta e dá pressão ao encosto, ela acaba tirando a folga.

Fonte: Globo


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